Sempre me questiono : qual é a lógica da guerra?
Muitos justificam que para se ter paz é necessário fazer a guerra. Será?
Se para ter paz é necessária a guerra, por que se faz guerra? Se a guerra é criada, ela poderia ser evitada? A guerra então, surge de um momento de paz?
A bem da verdade é que NADA, absolutamente NADA justifica a guerra. Tentam justificar o INJUSTIFICÁVEL. Eu juro que tento entender a lógica de tamanha monstruosidade que foram as grandes guerras CRIADAS pelo ser humano. Mergulho no meu eu mais profundo, mas não encontro a tal lógica. Na verdade, talvez ela exista, na cabeça dos DOENTES que criam essas monstruosidades.
Recentemente assisti ao documentário "Hiroshima", na Netflix, e fiquei chocado com os depoimentos dos soldados americanos que lançaram as bombas atômicas sob Hiroshima e Nagazaki, no Japão. Entenda, não estou defendendo nenhum dos lados, porque do meu ponto de vista, absolutamente NENHUM dos países estavam certos no que estavam fazendo. O mesmo se aplica às barbáries da primeira grande guerra (sim, em minúsculo porque não vejo razão para engrandecer tal atrocidade) e tantos outros conflitos que massacraram milhares de pessoas, qual a história ocidental não cita. Me chocou a frieza com que os aposentados soldados americanos descreviam as ações da guerra. MEU DEUS, CRIAMOS MONSTROS! Eu não consigo compreender como um país faz tamanha lavagem cerebral em seus cidadãos pra eles acreditarem que lançar uma bomba atômica está fazendo o bem pra nação, pra humanidade. Em todos os relatos históricas das guerras que já li e assisti, eu sempre me coloco no lugar dos civis, independentemente do país. As atrocidades vividas pelos inocentes das guerras, homens, mulheres, crianças e até animais, são indescritíveis. Por vezes eu agradeço à vida por não ter nascido em tais países, ou em determinadas épocas, mas também por vezes me sinto egoísta por agradecer meus privilégios enquanto MILHÕES DE PESSOAS INOCENTES estão sofrendo e perecendo pela ganância de seus líderes. Como podemos permitir isto?
Não precisamos olhar as duas grandes guerras - que dizimaram milhões, MILHÕES de pessoas - basta olharmos à nossa volta, em nossa época, os conflitos sem fim no Oriente, por exemplo. E não obstante, ainda vivemos uma guerra em nosso próprio país, por uma crise criada por políticos corruptos, manipuladores da massa, que nos colocam uns contras os outros, que nos dividem em partidos e nos fazendo acreditar que somos inimigos, que devemos guerrear uns contra os outros. Nos fazem acreditar que quem defende o partido A é inimigo do partido B; que nos faz chamar nosso irmão de vagabundo ou de marajá; que nos dividem entre ricos e pobres; que nos colocam contra patrões e patrões contra empregados, quando ambos precisam um do outro; que nos dividem entre pretos e brancos. Para todos os lados que eu olho eu vejo guerra. guerra. guerra... guerra de classes, guerra pelo poder, guerra política, guerra ideológica, guerra religiosa... AAAAAAHHHHH!!! PAREM! APENAS PAREM! ESTÁ TUDO ERRADO!!!! (Gostaria de gritar enlouquecidamente e fazer o mundo parar - sonho)
Qual a lógica da guerra? Qual a lógica de oprimir, massacrar e DESTRUIR um povo, uma cultura... de DESTRUIR VIDAS. Vidas humanas, vidas da fauna e da flora, porque não são apenas os humanos que sofrem, a natureza também é vítima dessas atrocidades. Dizem que há dois mil anos um homem chamado Jesus veio à Terra pregar a Paz e o Amor. Muitos usam o nome deste homem para matar, roubar e enganar multidões. Gostaria de saber o que Jesus está pensando hoje diante de tudo que o ser humano vem causando, e eu posso sugerir que ele pense:
Eles não aprenderam nada.
Guerreamos desde quando surgimos. Não sabemos viver em paz. Não sabemos tolerar as diferenças. Não sabemos respeitar o próximo. Não sabemos viver em harmonia com a natureza. Não sabemos ouvir e nem se colocar no lugar do outro.
Eu sonho com um mundo de Paz. Um mundo onde o Amor seja a moeda de troca. Onde a natureza seja adorada e respeitada. Utopia, eu sei. Mas há dias, que eu gostaria de viver essa utopia, e fazer dela a minha realidade.
Eu não posso mudar o mundo. Você não pode mudar o mundo, mas podemos mudar a nós mesmos.
Eu quero ser a mudança que eu quero pro mundo. E você?
Rick Marques

Comentários
Postar um comentário