NÃO ENTRE EM PÂNICO!
"No início, o Universo foi criado.
Isso irritou profundamente muitas pessoas, e no geral foi encarado como uma péssima ideia..."
Pegue sua mochila e prepare-se para uma viagem pelas galáxias, ao sabor das críticas e ironias de Douglas Adams!
O Guia do Mochileiro das Galáxias, é uma história de ficção científica pra lá de maluca, com muita comédia e críticas ao estilo de vida da humanidade, principalmente no que diz respeito à vida dos ingleses.
"Tudo o que você precisará quando o universo acabar é de uma toalha."
De forma inteligente e criativa, Douglas Adams nos prende a atenção em cada página.
Somos apresentados a Arthur Dent, um cara pra lá de azarado (ou não), que logo no começo da história enfrenta tratores amarelos gigantes prontos a derrubarem sua casa pra lá de horrível, mas que ele acha a mais linda de todas.
Diante do desespero de ter sua casa demolida, nosso amigo se joga ao chão esperando que os tratores não irão passar por cima dele. Enquanto ele suplica para que sua casa não seja derrubada, Ford Prefect, um amigo de longa data de Arthur, surge convidando-o para tomar uma cerveja. Claro que, de imediato ele recusa esse convite, ele jamais largaria sua casa a Deus dará! No entanto, Ford é mais astuto e enrola nosso amigo azarado o levando até o bar, onde faz um breve relato: "O MUNDO VAI ACABAR EM POUCOS MINUTOS". Claro que Arthur não acredita nesta história, muito menos quando Ford declara-se na verdade como um extraterrestre disfarçado, que veio à Terra para observar o estilo de vida humano.
È muita loucura para um dia só na cabeça de nosso amigo Arthur! Sua casa prestes a ser demolida, seu amigo doido diz que o mundo vai acabar e, de quebra ainda diz que é um ET! Sem opções, nosso amigo cai na bebedeira e bebe seis grandes copos de cerveja, o que fez com que Ford ficasse feliz, pois era exatamente o que ele queria. Não, ele não queria embebedar nosso amigo para molestá-lo, mas sim, para prepará-lo para a viagem intergalática que eles iam enfrentar, e a cerveja era o único elemento que poderia proteger o corpo e as células nesta viagem.
"Amor: muito doloroso. Evite-o se possível."
Ford carrega consigo uma espécie do que hoje seria um livro digital (ou quem sabe um iPAD), O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS, que carrega todas as informações de como sobreviver na galáxia, bem como todo o mapa do universo e informações de todos os seres que o habitam. Na capa do Guia, existe a frase "NÃO ENTRE EM PÂNICO", que é o melhor conselho a todos os mochileiros. Graças a esse guia Ford sabia que o mundo iria acabar em poucos minutos, e sabia também que deveria sempre ter uma mochila e uma toalha consigo, itens essenciais na vida de um viajante.
O planeta Terra estava na linha de construção de uma estrada intergalática e necessitava ser destruído. Ao redor do planeta milhares de naves Vogons estavam prontas para destruí-la, e em poucos minutos se mostraram visíveis ao mundo. Nem mesmo a NASA foi capaz de detectar essas naves.
Os Vogons se identificaram aos terráqueos e disseram a que vieram. Anunciaram o fim da Terra e dos humanos. A humanidade mal teve tempo para entrar em pânico, pois em poucos segundos, o planeta virou pó com o ataque das naves.
Mas, fiquem tranquilos. Este é somente o início da história. Posso adiantar que, graças ao GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS que Ford Prefect carregava, ele e nosso amigo Arthur Dent não foram mortos.
E a partir dali, viveriam as maiores e piores aventuras das galáxias. Viajando em naves e conhecendo planetas exóticos e outros personagens pra lá de malucos. Como Trillian, uma humana sobrevivente, Zaphod Beeblebrox, primo de Ford e Presidente Galáctico, e Marvin, o robô depressivo.
"Sabe-se que há um número infinito de mundos, simplesmente porque há um espaço infinito para que os haja. Todavia, nem todos são habitados. Assim,deve haver um número finito de mundos habitados. Qualquer número finito dividido pelo infinito é tão perto de zero que não faz diferença, de forma que a população de todos os planetas do Universo pode ser considerada igual a zero. Daí segue que a população de todo o Universo também é zero, e que quaisquer pessoas que você possa encontrar de vez em quando são meramente produtos de uma imaginação perturbada."
Nesta série, Douglas Adams usa e abusa do Universo intergalático para representar a sociedade humana. Em cada personagem bizarro e sociedades extraterrestres pra lá de esquisitas, vemos o reflexo do nosso sistema econômico e estilo de vida super consumista que levamos.
Um livro de humor inteligente e muito emocionante!
"O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS", vol. 1
"O RESTAURANTE NO FIM DO UNIVERSO", vol. 2
"A VIDA, O UNIVERSO E TUDO MAIS", vol. 3
"ATÉ MAIS E OBRIGADO PELOS PEIXES", vol. 4
"PRATICAMENTE INOFENSIVA", vol. 5
Douglas Adams faleceu em 2001. E em 2009, no trigésimo aniversário de lançamento do vol. 1, foi lançado o volume 6 da série, com o título de "E TEM OUTRA COISA...", escrito por Eian Colfer, que é um grande fã de Douglas e deteve os direitos adquiridos junto a família do autor para dar continuidade a história de nossos heróis, assim como homenageá-lo. Muitos fãs não gostaram da versão de Eian por achar que ele quis "psicografar" Douglas, no entanto, como tributo consideram válido, visto que tem suas particularidades. Ainda não tive oportunidade de ler, então sou neutro quanto a isso. Mas, tão logo eu leia, trago minha opinião a respeito.
Espero que tenham gostado deste breve resumo, e que de alguma forma tenham se interessado em conhecer a série. É uma leitura diferente, rica e divertida. Douglas Adams era detentor de uma inteligência e humor absurdos, ainda muito atual e difícil de se encontrar hoje em dia.
Até a próxima! ;)
Rick Marques
Um Sonhador
Obra: O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams
Editora Arqueiro - Ed. Popular, 2010
ISBN: 978-85-99296-94-3

Comentários
Postar um comentário